quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cicatrização

A cor da cicatriz. O ideal é que ela seja isocromica. Todavia existem tres tipos, -1- isocromica ou normocromica, que correspondem àquelas que tem a sua tonalidade igual à cor da pele vizinha. - 2 - hipocromicas que são aquelas que não pigmentam o suficiente e permanecem descoradas numa tonalidade esbranquiçada ( clara em relação à pele vizinha) ou branca ou marmorada. 3 - hipercromicas que são aquelas que apreentam aumento de pigmentação castanha que podem ate atingir intensa cor castanha até próximo ao preto. Estas variações ocorrem pela conjugação de vários fatores como genética, localização anatômica, causa da cicatriz, agentes quimicos sensibilizantes, em geral pela exposição à luz solar ou máquina de bronzear. Existem outras como as que ocorrem nas pernas em pessoas com problema de varizes e ulceração frequente onde há micro hemorragia intradermica,que da digestão da hemoglobina por estimulação da luz, isola a hemossiderina que por sua vez evolui para hemocromatina que é o pigmento final de cor castanho escuro que é fixado pelas celulas gigantes fixas da região.É um processo lento porém muito resistente à tratamentos clinicos.
Os filtros solares podem auxiliar na prevenção destes efeitos maléficos da luz, principalmente a solar que no verão são mais intensas.

2 comentários:

  1. Boa tarde Doutor Rodrigo, seria possível me enviar seu e-mail, por gentileza?

    Obrigada
    Cida

    cidafpolis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr.Rodrigo
    Aqui é a Tânia que trabalhou no CRM, lembra de mim.
    Eu tenho muita vontade de fazer uma plástica para levantes meus seios, são pequenos mais ja amantei dois filhos, ai sempre ficam caidos. Seria possível conseguir fazer no HU com o senhor.
    Meus telefones sâo: 48 - 84336081 e 48 - 96020946.
    Aguardo uma resposta sua.
    Saudades.
    Beijos
    Tânia Regina Bottenberg

    ResponderExcluir